8 de outubro de 2015

Como fazer um chroma com pouco dinheiro | How to make a chroma with little money

Querem saber como fazer um chroma com muito pouco dinheiro e material barato, mesmo à pobre? Vou explicar como é que eu fiz.
Para quem não sabe, o chroma ou chroma key é aquele efeito que permite colocar uma imagem por trás ou uma filmagem, em jeito de montagem, utilizando uma certa cor. O que é que é preciso?
Uma parede, um pouco de fita-cola e cartolina verde (ou azul). Comprei 4 cartlinas e colei-as na parede.
Quanto mais cartolinas colarem, melhor, pois assim dá mais espaço para filmar.
Há paredes em que isto pode não resultar. Depende do material, se tem humidade ou não... Nesse caso, podem arranjar umas placas grandes de madeira ou de esferovite em vez de pôr na parede que também dá.
Agora, para que a montagem video não fique má, convém ter atenção à iluminação. Se tiverem várias lâmpadas, façam testes posicionando-as em vários locais. No meu caso, como só tenho o candeeiro no meio do quarto, não resulta porque faz sombras. Por isso, usei uma luz ainda mais barata. A luz do sol. Tem uma luz forte, o resultado é melhor e é grátis.
Para fazer a montagem, existem vários programas de edição de video, mas eu usei o Movie Maker que já vem com o Windows e instalei um plugin que se chama ShaderTFX. Mas atenção, este plugin só dá para o Movie Maker que vem com o Windows Vista. Não sei se irão fazer actualizações para outras versões de Windows, mas neste momento é assim que funciona. Ver aqui como usar o ShaderTFX no Movie Maker.
Quanto é que eu gastei nisto tudo? Ora, 4 cartolinas a 70 cêntimos cada, a fita-cola já a tinha e acho que praticamente toda a gente tem um pouco em casa, a iluminação do sol foi grátis e os programas para fazer edição já vêm com o Windows, por isso, não tive de comprar nada adicional.
Experimentem e digam se funcionou para vocês. Se tiverem outras dicas, digam também.

Decidi registar o que expliquei em video. Podem ver que a lição é gratuita. Não precisam agradecer. Eu estou cá é para isso.



Sem comentários: